São João da Pesqueira
São João da Pesqueira é uma vila do distrito de Viseu, que se encontra na margem esquerda do rio Douro. É um município de dimensões e população modestas, mas é o mais antigo município do país – criado desde o ano 1055.
São João da Pesqueira tem a sua origem ainda antes da formação de Portugal, tirando vantagem da sua posição geográfica estratégica, onde o grande rio e terrenos férteis sempre deram sustento às populações que aqui se fixaram. O topónimo “Pesqueira”, terá vindo desses tempos remotos.
Acredita-se que a primeira fortaleza da zona, seja um castro lusitano, mais tarde aproveitado pelos Romanos. Já quando D. Afonso III de Leão encontrou a fortaleza destruída e despovoada, mandou construir o castelo medieval - no ano de 900.
Com o passar dos tempos, São João da Pesqueira foi-se desenvolvendo, onde a paisagem natural envolvente é de grande beleza, onde casas típicas rurais e senhoriais se entrelaçam, circundadas por socalcos de vinhas, amendoeiras e olivais. No miradouro acima da Barragem da Valeira, no Santuário de São Salvador do Mundo, a mais de 700 metros de altitude, pode-se ver um aglomerado de capelas construídas a partir de finais do século XVI.
Localizada na considerável Região Demarcada do Douro, produtora do conhecido Vinho do Porto e de outros vinhos finos de prestígio internacional, em São João da Pesqueira terá vivido enquanto novo, o Marquês de Pombal. Foi ele o responsável mais tarde pelo desenvolvimento promissor da atividade vitivinícola de toda a região.
O concelho tem um vasto património, onde se salientam por exemplo a Igreja Matriz, a Capela da Misericórdia de fachada barroca, o Arco, encimado pela Torre do Relógio e a Arcada ou arcaria (século XVIII) que serviu de mercado, o edifício dos antigos Paços do Concelho e Cadeia (século XIX), onde está atualmente instalado o Museu Eduardo Tavares.
Também se destacam o Convento de S. Francisco - onde terá o Marquês de Pombal frequentado as aulas conventuais e as muitas casas senhoriais e brasonadas demonstrando a riqueza da região.
A visitar:
- Igreja de São João
- Igreja de Santa Marinha de Trevões
- Igreja do Salvador do Mundo
- Miradouro de São Salvador do Mundo
- Capela de Nossa Senhora do Rosário
- Capela da Prisão de Cristo
- Capela da Senhora da Penha
- Cruzeiro de Espinho
- Santuário de São Salvador do Mundo
- Convento de São Francisco
- Alminhas das Fontelas
- Museu Eduardo Tavares
- Pelourinho de Soutelo do Douro
- Solar e Capela da família Caiado Ferrão
- Solar do Paço Episcopal
- Casa de Azevedo e Capela
- Conjunto Arquitetónico da Praça da República, em S. João da Pesqueira
- Dólmen de Areita
- Casa do Cabo
- Arco e Muralha Medieval
- Centro histórico de São João da Pesqueira
- Fonte da Devesa
- Casa dos Romeiro e do Ermitão
- Fraga do Diablo
- Palácio da Quinta de Sidrô
- Solar dos Pintos
Festas e romarias:
- Encontro de Janeiras, a 12 de Janeiro;
- Festa da Nossa Senhora dos Remédios, no último fim-de-semana de Agosto;
- Vindouro – Festas Pombalinas, na 1ª semana de Setembro
Comer
Comida real 100% vegetal
|
Onde dormir
Hoteis em São João da Pesqueira. Reserve o seu Hotel!
|